quinta-feira, 14 de março de 2013

Reunião com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE na campanha de bolsas e valorização da pesquisa

No dia 12 de março, pós-graduandos/as foram recebidos pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco Ramos. Na oportunidade, foi apresentada a campanha nacional pela valorização da pesquisa e reajuste das bolsas, a agenda construída na UFPE e pautas locais.

Campanha Nacional
Foram abordadas as mobilizações nas Instituições de Ensino Superior de todo país, desde o ano passado, pelo congelamento/defasagem nos valores das bolsas e recentes políticas de pós-graduação. Apesar do reajuste no segundo semestre de 2012 e a promessa de mais 10% para o primeiro trimestre de 2013, os/as  participantes reiteraram que não será alcançada a valorização real das bolsas de pesquisa e nem o aumento de 50% previsto no Plano Nacional de Pós-Graduação (2005-2010).



Agenda na UFPE
Foi partilhada a paralisação no Departamento de Química Fundamental e a reunião dos/as pós-graduandos/as no dia 06 de março para construção da agenda na UFPE. O pró-reitor foi convidado para o almoço no RU e debate do dia 27 de março, às 16h, no Centro de Ciências Biológicas (dia da paralisação conjunta na UFPE).

Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP): Foi partilhada a reunião de pós-graduandos/as com o Pró-Reitor da Pontífica Universidade Católica (PUC), Paulo César Duque Estrada, que se comprometeu com o movimento e garantiu participação no debate que será realizado na PUC durante a campanha. Foi solicitado que Francisco, enquanto pró-reitor da UFPE, pudesse ser mais um apoiador na próxima reunião em maio do FOPROP. O pró-reitor se comprometeu a levar a pauta do reajuste das bolsas para a próxima reunião e emitir uma nota enquanto pró-reitor em apoio à campanha que vem sendo realizada para a valorização da pesquisa e dos/as pós-graduandos/as brasileiros/as. A nota será enviada no dia 18 para a APG/UFPE, que remeterá à ANPG para compor os documentos que serão entregues no início de abril aos ministros.

Política de valorização permanente

Foi apresentado que o PNPG 2011-2020 não prevê uma meta de valorização permanente para as bolsas de pesquisa e que o movimento nacional dos/as pós-graduandos/as já incorporou o debate por um projeto de Lei que assegure inclusive outros auxílios, como auxílio bancada, auxílio tese e auxílio dissertação. Francisco partilhou seu percurso enquanto bolsista no mestrado e disse ser favorável que a ANPG apresente ao congresso nacional uma proposta que anseie as demandas que vêm sendo apresentadas.

Novas modalidades de bolsa, editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), restaurante universitário e permanência na pós-graduação na UFPE também foram assuntos tratados na reunião.

Por APG/UFPE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário